Parceria auxilia na comercialização e gestão de negócios rurais
Com assistência ténica, empreendedora de doces melhora divulgação dos produtos
Para complementar a renda e diversificar a produção, a produtora rural e bacharel em direito, Carla Simone, há 3 anos produz doces na região de Camapuã, norte de Mato Grosso do Sul. Com um cardápio variado e receitas de família, Carla precisava de um auxílio na comercialização e divulgação de seus produtos, foi então que começou a participar do Programa Assistência Técnica e Gerencial para Agroindústria (AteG), promovido pelo Senar MS, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Camapuã.
“Eu já tinha pontos de venda dos meus doces, mas faltava um auxílio na divulgação e na gestão do negócio, há cinco meses que participo do AteG e agora com a ajuda do SENAR e do Sindicato, acredito que meu negócio vai expandir mais ainda, é preciso aprender a empreender e cursos como esse nos ajudam administrar melhor nossa produção”, pontua Carla.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Camapuã, Toninho Silvério, é preciso não só incentivar que os produtores rurais busquem novas alternativas de renda, ou melhoria da sua própria produção, como também, o suporte para a gestão dos negócios que terá como consequência a manutenção dos mesmos.
“Muitas vezes o produtor já tem o negócio estruturado, com uso de tecnologias e de ferramentas para a produção, mas falta o essencial, o auxílio na gestão do negócio, na divulgação do produto para a expansão das vendas. Esse também é nosso papel, trazer direcionamentos para que o negócio possa se manter saudável e duradouro”, enfatiza o presidente.
Só em 2022, a parceria entre Sindicato do Produtor Rural de Camapuã MS e o Senar MS realizou 65 cursos, com mais de 800 participantes. Já nos Programas de Assistência Técnica e Gerencial (AteG), 11 técnicos realizaram mais de 1200 atendimentos em 168 propriedades na região.
Veja Também
Receita Federal abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
'Imposto do pecado': loterias, álcool e cigarros terão maior taxação
Crédito bancário deve crescer 10,6% neste ano e 9,6% em 2025, prevê BC
Prazo para empresas pagarem dívidas do Desenrola acaba dia 31