Economia

Número de inadimplentes tem aumento em Março na Capital

Cartão de crédito é o motivo mais apontado pelos entrevistados, responsável por 68,4% das dívidas

|
Redação
(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), desenvolvida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que no mês de março o índice de famílias endividadas na Capital de Mato Grosso do Sul aumentou: ficou em 64,2%, enquanto que, em fevereiro, o índice foi de 63,9%. 

Cartão de crédito é o motivo mais apontado pelos entrevistados, responsável por 68,4% das dívidas. O segundo responsável está muito atrás, os carnês, só 18,4% dos gastos.

“Devemos olhar o número de famílias que dizem não terem condições alguma de saldar suas dívidas e, se analisarmos, o índice vem caindo, ficando em 9,7%, inferior ao do mês passado (10,1%) e em ritmo de queda desde o início do ano. Isso indica que está havendo uma organização financeira para as famílias ficarem adimplentes”, explica a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF), Regiane Dede de Oliveira.

A economista reforça que o endividamento, desde que programado, não é de todo preocupante. Em média, o atraso nas contas é de dois meses e meio.

Veja Também

Fechado acordo para horário especial do comércio na Capital

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Campo Grande é uma das três capitais onde a cesta básica ficou mais cara

MS ultrapassa 12 mil registros de novas empresas em novembro