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Economia

Na Capital, 68,8% dos consumidores vão presentear no Dia das Mães

Pesquisa do Procon revelou preferências para as compras na data que é considerada a segunda mais importante no comércio

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Redação
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(Foto: Samantha Hurley/Burst)

Com a proximidade do Dia das Mães, comemorado este ano no próximo dia 11 de maio, o Procon de Campo Grande realizou uma pesquisa com 462 participantes maiores de 18 anos. O levantamento foi efetuado entre os dias 22 e 28 de abril revelou as preferências e expectativas do público em relação às compras para a data que é considerada a segunda mais importante para o comércio.

A pesquisa constatou que 68,8% dos consumidores entrevistados planejam presentear mães, esposas, sogras e avós para celebrar a data. Os entrevistados responderam um questionário composto por dez questões de múltipla escolha, aplicado na forma presencial e on-line com a distribuição em diferentes grupos de consumidores.

De acordo com os dados da pesquisa, a maioria dos consumidores pretende gastar entre R$ 100,00 e R$ 200,00 com os presentes, representando 50,2% das respostas. Outros 27,3% planejam gastar até R$ 100,00, enquanto 14,5% estão dispostos a investir entre R$ 200,00 e R$ 500,00. Uma parcela menor, de 4,8%, pretende gastar entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00, e 3,2% consideram gastar acima de R$ 1.000,00.

Quanto às opções de compra, o comércio popular lidera as preferências, com 27%, seguido por shoppings (21,8%) e compras pela internet (16,1%). Ainda, 68,6% dos consumidores pretendem pesquisar preços antes de efetuar a compra, buscando melhores ofertas e condições.

Outro ponto importante destacado pela pesquisa foi quanto ao pagamento. A maioria (54%) optará pelo pagamento à vista, enquanto 46% preferem parcelar as compras, principalmente via cartão de crédito (85,3%). Outros métodos de pagamento considerados pelos consumidores incluem boleto, nota promissória e crediário.

(Foto: Divulgação)

Entre os presentes mais desejados, destacam-se perfumes e cosméticos (19,9%), acessórios como bolsas e relógios (16,7%), roupas (13%) e flores (12,7%). Na sequência vem os calçados (12,5%), chocolates (6,5%), eletrodomésticos (2,8%), livros (2,6%) e eletrônicos (1,7%). Os fatores que mais influenciam na escolha do presente são a qualidade do produto (26,4%) e o preço (26,2%), seguidos por promoções, atendimento e variedade de produtos.

Apesar do cenário de alta inflação nos primeiros meses de 2025, a maioria dos consumidores demonstra intenção de presentear as mães, evidenciando a importância da data. A pesquisa ainda apontou que além das mães, os consumidores consultados devem presentear a esposa (17,9%), sogra (13,5%), filha (6,8%) e avó (4,1%).

“Através dessa pesquisa foi possível identificar o perfil do consumidor, intenções de compras e ao mesmo tempo contribuir no norteamento do comerciante relativo às compras para o dia das mães”, disse o superintendente de Proteção e Defesa ao Consumidor, José Ferreira da Costa Neto.

Orientações - Para evitar armadilhas na hora da compra, o superintendente alerta o consumidor para evitar que o presente se transforme em uma dor de cabeça, caso seja necessário efetuar uma troca ou até mesmo para garantir uma economia.

Entre as dicas está a exigência da nota fiscal do produto, que é o documento que comprova a relação de consumo. O prazo de reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis (que se extinguem rapidamente com o seu uso) e 90 dias para bens duráveis (que têm consumo prolongado).

Caso o consumidor opte pela compra em lojas virtuais, é preciso ficar atento à segurança dos sites e a orientação é imprimir ou salvar no computador a página com todas as informações do produto adquirido. É possível desistir da aquisição no prazo de até sete dias, a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.

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