Diário Digital
 
Economia

MS se destaca na produção de biogás e biometano

Evento na Fiems debate oportunidades do setor, que avança com investimentos e incentivos fiscais no Estado

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Comunicação Semadesc)

Mato Grosso do Sul tem potencial para gerar mais de 13 milhões de metros cúbicos de biogás e 7 milhões de metros cúbicos de biometano por dia, consolidando-se como referência em bioenergia. O setor se fortalece com investimentos no aproveitamento de resíduos da agropecuária e da indústria sucroenergética, além de incentivos fiscais estaduais.

Atualmente, o Estado conta com três plantas de biometano em operação e uma quarta, com aporte de R$ 350 milhões, licenciada. O Circuito Biogás nos Estados, realizado na Fiems, reuniu autoridades e especialistas para debater oportunidades e desafios do setor. O secretário Jaime Verruck destacou os avanços estratégicos, incluindo o investimento da Atvos na maior usina de biometano do mundo, em Nova Alvorada do Sul.

A presidente da Abiogás, Renata Isfer, ressaltou que Mato Grosso do Sul tem potencial para ampliar significativamente sua participação na produção nacional, atualmente concentrada no setor agropecuário. Para a MSGÁS, o Estado pode se tornar protagonista na geração de biogás e biometano, com o crescimento da infraestrutura e maior adesão do setor produtivo.

O evento também abordou o papel da energia renovável na descarbonização e na atração de investimentos, reforçando o compromisso do Estado com a sustentabilidade e o desenvolvimento industrial.

Veja Também

Tarifas de Trump podem criar oportunidades para MS, avalia Fiems

Atendimento gratuito para Imposto de Renda no Pátio Central Shopping

PL que amplia isenção do IR impacta mais de 236 mil em MS

Com investimentos de US$ 4,6 bilhões, fábrica de celulose vai gerar 14 mil empregos

AddThis Website Tools