Diário Digital
 
Economia

MS poderá ter dia e semana do esporte eletrônico

Dia Estadual do Esporte Eletrônico será comemorado em 19 de Outubro

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Arquivo/DD)

Mato Grosso do Sul poderá regulamentar os esportes eletrônicos (esports) e ter datas específicas para celebrar a modalidade. As medidas estão previstas no Projeto de Lei 221/2023, apresentado nesta terça-feira (1º) pelo deputado Jamilson Name (PSDB) na sessão plenária da Assembleia Legislativa. A proposta reconhece como esportes as práticas esportivas realizadas pela internet e cria o Dia e a Semana do Esporte Eletrônico.

De acordo com o projeto, o Dia Estadual do Esporte Eletrônico será comemorado em 19 de outubro, em alusão ao primeiro campeonato de jogos eletrônicos conhecido no mundo, realizado em 1972. A Semana, em comemoração à modalidade, será no período dos três dias anteriores até o terceiro dia subsequente a 19 de outubro.

A proposta também reconhece os jogos eletrônicos como esporte. São considerados esportes eletrônicos os referendados como esports, egame, ciberesport e qualquer outra nomenclatura relativas a essas atividades, desde que tenham criérios competitivos claros. 

O projeto afirma, ainda, que a prática dos esportes eletrônicos é livre e “deverá ser acessível a todos os interessados, com o objetivo de promover o desenvolvimento intelectual, cultural e esportivo contemporâneo, e o acesso às Tecnologia de Informação e Comunicação, propiciando a socialização, diversão e aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos”.

“Os jogos eletrônicos deixaram de ser, há muito tempo, unicamente, brincadeira de criança”, considerou o parlamentar na justificativa da proposta. “Hoje considerados modalidade esportiva e tratados com muita seriedade por jogadores profissionais, os esports são fonte de emprego e renda e vêm conquistando cada vez mais adeptos à prática, que exige habilidades físicas e intelectuais de seus praticantes”, acrescentou.

Depois do período de pauta, para o recebimento eventual de emendas, o projeto seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável quanto à constitucionalidade, continua tramitando com votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.

Veja Também

Tarifas de Trump podem criar oportunidades para MS, avalia Fiems

Atendimento gratuito para Imposto de Renda no Pátio Central Shopping

PL que amplia isenção do IR impacta mais de 236 mil em MS

Com investimentos de US$ 4,6 bilhões, fábrica de celulose vai gerar 14 mil empregos

AddThis Website Tools