Diário Digital
 
Economia

Micro e Pequenas empresas foram responsáveis por 73% dos empregos em 2022

Mês de novembro representou o segundo menor saldo de empregos do ano, perdendo para o mês de março

|
Agência Brasil
AddThis Website Tools
(Foto: Arquivo DD)

Um estudo realizado pelo Sebrae a partir de dados disponibilizados pelo novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis, no acumulado de 2022, geraram quase 1,8 milhão de novos postos de trabalho. O número representa cerca de 73% do total de empregos gerados no país, que ficou na marca dos 2,5 milhões. A participação das médias e grandes na geração de empregos ficou em 21,5%, com quase 530 mil contratações.

Segundo o Sebrae, mesmo com a geração de empregos, o mês de novembro representou o segundo menor saldo de geração de trabalho de todo o ano. “Os 135 mil empregos criados na economia superaram apenas os 97 mil gerados no mês de março e representaram apenas 58% da média de geração de vagas de 2022, que era de 233 mil até outubro”, disse o Sebrae.

“Apesar desses bons resultados nesses dois setores, tanto as MPE quanto às Médias e Grandes Empresas (MGE) apresentaram mais desligamentos do que admissões em quatro setores de atividade: indústria de transformação, agropecuária, construção civil e indústria de transformação”, disse o Sebrae.


 

Veja Também

JBS gera mais de 2 mil MWh de energia com metano para abastecer fábricas

Pátio Central sedia novo plantão de orientação do IRPF neste sábado

Consórcio K&G vence leilão da Rota da Celulose e deve investir R$ 10 bilhões

Crédito do BNDES para Plano Safra se aproxima de R$ 30 bilhões

AddThis Website Tools