Economia

Marca de maquiagem brasileira lança pincéis para pessoas com deficiência

Produtos têm exclusividade em design inclusivo que se adapta a diferentes necessidades

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Redação
(Foto: Divulgação)

Em um movimento inédito para a jornada da inclusão e acessibilidade no mercado da beleza, Make B. - marca de maquiagem do Boticário, lançou a primeira linha de pincéis acessíveis articulados do Brasil. Co-criada com a Comunidade Beleza Livre, primeira comunidade online de pessoas diversas no Brasil para o co-desenvolvimento de produtos, a linha é um marco pioneiro que alia tecnologia à acessibilidade, promovendo alta performance e democratização da maquiagem por meio de um design sofisticado e funcional, o que o torna inclusivo a partir de um exclusivo mecanismo articulado.

Composto por cinco pincéis: base (nas versões duo fiber e kabuki), pó, blush e espiral (ideal para acabamentos) já disponíveis em todos os canais de vendas do Boticário por todo o Brasil, os novos itens de Make B. contam com mecanismo inovador e exclusivo que permite personalizar a angulação dos pincéis, facilitando o alcance das diversas áreas do rosto.

Com cabos quadrados e afunilados, eles promovem precisão e firmeza, proporcionando controle e segurança durante a aplicação da maquiagem, beneficiando especialmente pessoas com limitações motoras nos membros superiores. Além disso, as bases dos pincéis possuem marcação tátil para facilitar a identificação por pessoas com deficiência visual, expandindo a inclusão do produto.

Desenvolvidos durante 4 anos de pesquisa e em colaboração com pessoas com deficiência, os pincéis articulados representam um avanço significativo em acessibilidade. “Mais do que um lançamento, a linha de pincéis acessíveis articulados de Make B. é um marco na democratização da beleza. Acreditamos que a maquiagem precisa ser acessível e inclusiva e, por isso, buscamos desenvolver produtos inovadores que atendam em especial às necessidades desse público”, comenta Vanessa Machado, diretora de Gifts e Acessórios do Grupo Boticário.

(Foto: Divulgação)

A cocriação com a Comunidade Beleza Livre foi fundamental para o desenvolvimento do produto. Em parceria com o instituto de pesquisa Ipsos, a comunidade online de pessoas diversas chegou para conectar ainda mais os produtos desenvolvidos pelo Grupo Boticário à diversidade brasileira nas mais diversas etapas do processo. “Essa é a principal iniciativa para o cumprimento do nosso compromisso, no futuro, de ofertar portfólio de produtos novos e existentes, inclusivos e diversos, considerando as necessidades das pessoas diversas”, explica Rony Santos, Gerente Sênior de ESG do Grupo Boticário.

Vanessa complementa ainda que foram feitas interações contínuas com pessoas com deficiência, considerando aspectos, como formato, peso, comprimento, espessura e facilidade de uso, apontando para necessidades específicas para que os pincéis fossem inclusivos e práticos. 

“A resposta positiva durante os testes e a emoção de quem experimentou os pincéis demonstram o impacto real que a acessibilidade e a inclusão podem gerar. Com a linha de pincéis acessíveis articulados, Make B. reafirma seu pioneirismo no mercado da beleza, unindo alta performance, tecnologia e propósito para criar um futuro mais inclusivo”, encerra a executiva.

(Foto: Divulgação)

Selo como símbolo de compromisso com a inclusão - O Grupo Boticário instituiu o Selo de Diversidade e Inclusão. Desenvolvido pela área de Ciências do Consumidor em parceria com o time de D&I, o selo, presente nas embalagens dos novos pincéis Make B., garante que o produto foi cocriado com a participação de um público diverso, assegurando que suas necessidades e perspectivas foram consideradas durante todo o processo de desenvolvimento.

Este selo representa um compromisso com a inclusão e a representatividade, demonstrando a importância da opinião de cada indivíduo na construção de produtos inovadores e relevantes para todos. Através de uma série de critérios rigorosos, o selo certifica que o produto foi pensado e desenvolvido para atender às necessidades e expectativas de um público amplo e diverso.

Essa iniciativa do Grupo Boticário reforça o seu compromisso com a construção de um futuro mais inclusivo e democrático, onde a diversidade é celebrada e valorizada em todos os seus produtos e serviços. Com valores que variam de R$39,90 a R$79,90, os pincéis articulados de Make B. podem ser encontrados nas lojas físicas do Boticário, no e-commerce e por meio de revendedoras oficiais disponíveis por todo o Brasil.

(Foto: Divulgação)

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