Diário Digital
 
Economia

Lojas fecham, mas supermercados poderão abrir na Sexta-feira Santa

Fecomércio-MS destaca a importância do cumprimento das normas para garantir os direitos dos trabalhadores

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)
O Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande (Sindivarejo CG) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS) informam que, em cumprimento à Lei Municipal Complementar nº 81, as empresas do comércio em geral em Campo Grande não poderão abrir seus estabelecimentos no feriado de 18 de abril, Sexta-feira Santa. A exceção vale apenas para supermercados e serviços considerados essenciais.

No entanto, no feriado de Tiradentes, celebrado no dia 21 de abril (segunda-feira), o funcionamento do comércio está autorizado, desde que as empresas cumpram as condições estabelecidas na cláusula 29º da Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre o Sindivarejo CG e o Sindicato dos Empregados no Comércio do município.

O gerente de relações sindicais da Fecomércio-MS, Fernando Camilo, destaca a importância do cumprimento das normas para garantir os direitos dos trabalhadores. 
 
"O funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes é facultativo, mas precisa seguir os trâmites previstos na convenção coletiva. Isso inclui a comunicação prévia ao sindicato laboral, com até cinco dias de antecedência, e o pagamento de R$ 24,00 por empregado. Além disso, o trabalhador tem direito a uma folga compensatória, preferencialmente na semana seguinte", explica.

Veja Também

Especial Dia das Mães movimenta o Mercadão Municipal de Campo Grande

Com etanol, MS lidera redução de emissões de CO2, aponta estudo da FGV

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios abre inscrições em MS

Veja os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024

AddThis Website Tools