Diário Digital
 
Economia

Lojas fecham e mercados abrem normalmente neste feriado de Finados

Contudo, nos demais feriados do mês de Novembro, os comerciantes podem abrir as portas

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Reprodução/Internet)

O comércio de Campo Grande (MS) não abrirá as portas no feriado do Dia de Finados, próximo sábado, 2 de Novembro. Já os supermercados funcionam normalmente, garantindo a concessão de folga compensatória aos trabalhadores.

Conforme a Fecomércio, os lojistas devem seguir a lei municipal complementar nº 81/2006 e fechar neste Finados. Já no dia 15 de Novembro, feriado da Proclamação da República, e no dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, os estabelecimentos podem abrir as portas mediante o cumprimento de algumas normas, conforme estabelecido em Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre o Sindivarejo Campo Grande, a Fecomércio-MS e o Sindicato dos Empregados no Comércio.

“Os empresários que irão abrir seus empreendimentos em 15 e 20 de Novembro precisam informar o sindicato laboral em até cinco dias antes, com pagamento de R$ 22,00 por empregado, ficando isento quanto aos empregados e empresas contribuintes aos sindicatos”, explica o gerente sindical da Fecomércio-MS, Fernando Camilo. O empregador também precisa compensar o empregado pelo dia trabalhado com uma folga, a ser concedida preferencialmente na semana seguinte e no intervalo máximo de 15 dias.

O horário de trabalho nesses dois feriados será das 9h às 18h, exceto para lojas dos shoppings, com intervalo mínimo intrajornada de uma hora. O acordo pode ser acessado no site, na Convenção Coletiva de Trabalho – Comércio de Campo Grande, disponível no link: https://fecomercio-ms.com.br/defesa-de-interesses/convencoes-coletivas/#11-102-2023-2024.

Supermercados - A assessoria jurídica da Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (Amas) esclarece que em razão da convenção coletiva da Capital, é necessário que as empresas atendam à obrigatoriedade de pagamento de adesão ao sindicato dos empregados para abertura em feriados.

Além disso, a assessoria jurídica da AMAS reforça que para o interior, cada município, deverá observar as legislações, acordos coletivos de trabalho e convenções coletivas. Assim como no feriado de Finados, nos outros dois feriados do mês de novembro, 15 – Proclamação da República e 20 – Consciência Negra, os supermercados de Campo Grande poderão abrir suas portas normalmente, sempre garantindo a concessão das respectivas folgas compensatórias aos trabalhadores.

Veja Também

Balança comercial se recupera e tem superávit de US$ 8,15 bi em Março

Tarifas de Trump podem criar oportunidades para MS, avalia Fiems

Atendimento gratuito para Imposto de Renda no Pátio Central Shopping

PL que amplia isenção do IR impacta mais de 236 mil em MS

AddThis Website Tools