Diário Digital
 
Economia

Intenção de consumo das famílias da Capital tem ligeiro cresce em Agosto

Índice se mantém acima dos 100 pontos, que é considerada a zona positiva da pesquisa

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Arquivo/DD)

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Campo Grande teve um pequeno aumento neste mês de agosto comparado a julho, ficando em 108,7 pontos ante os 108,5 do mês anterior, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice se mantém acima dos 100 pontos, que é considerada a zona positiva da pesquisa.

Dos sete indicadores apurados, quatro apresentaram índice positivo. Entre as maiores variações estão a compra a prazo (2,9%), seguida pela perspectiva profissional (0,4%). A renda atual e o nível de consumo atual registraram 0,3%. Perspectiva de consumo registrou índice negativo (- 1,8%), seguido pelo momento para duráveis (- 1,0%).

A pesquisa aponta que 52,3% dos consumidores ouvidos estão mais seguros em relação à situação atual do emprego, em comparação ao ano passado, e a maioria (63,4%) tem uma perspectiva profissional positiva para os próximos seis meses. Já em relação à renda atual, 41% afirmam que está melhor que no ano passado e 44,7% dos entrevistados estão comprando a mesma coisa, em relação ao mesmo período de 2023.

“Uma pequena variação, praticamente de estabilidade, que demonstra que o consumidor está cauteloso, mas que não reduziu significativamente o consumo. O que é importante, também, é que continuamos na zona positiva, acima dos 100 pontos”, afirma a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira.

Veja Também

Balança comercial se recupera e tem superávit de US$ 8,15 bi em Março

Tarifas de Trump podem criar oportunidades para MS, avalia Fiems

Atendimento gratuito para Imposto de Renda no Pátio Central Shopping

PL que amplia isenção do IR impacta mais de 236 mil em MS

AddThis Website Tools