Diário Digital
 
Economia

Índice de endividados aumenta pelo segundo mês consecutivo em Campo Grande

Em números absolutos, são 196.800 famílias endividadas em outubro, seja com cheques pré-datados, cartões de crédito e outros

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Marco Miatelo)

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o percentual de famílias endividadas em Campo Grande teve um novo aumento no mês de outubro, com 62,8%, contra 61,1% em setembro. É o segundo aumento seguido do índice.

Em números absolutos, são 196.800 famílias endividadas em outubro, seja com cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros, um aumento de mais de 5,3 mil famílias em relação ao mês de setembro (191.451). Desse total, 35,4% têm contas em atraso e 10,9% não terão condições de pagar as dívidas. Os muito endividados somam 14,8%, os pouco endividados 27,8%, já os que não possuem dívidas do tipo são 37,2%.

O cartão de crédito continua na liderança como principal fonte de dívidas dos campo-grandenses (61,6%), seguido pelos carnês (26,6%). Financiamento de casa vem logo em seguida (12,7%) e financiamento de carro (12%). O índice de endividamento para quem recebe até dez salários mínimos é bem maior, de 67,4%, já para os que recebem acima, é de 38,8%.

"Uma boa notícia é a redução do número de famílias muito endividadas, que caiu de 16,9% para 14,8% em outubro, uma queda considerável e que mostra que, apesar do índice de endividamento ter aumentado, há uma melhora do equilíbrio das contas das famílias", afirma a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias.

Veja Também

Dia C 2025 será comemorado em 30 de Agosto com ações por todo o MS

Singapura mira tilápia de MS em meio à sobretaxa dos EUA

Indústria de MS fecha semestre com criação de 8.966 vagas de emprego em 2025

Lula sanciona isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

AddThis Website Tools