Economia

Governo e Sebrae firmam parceria para empreendedorismo e inclusão social

Acordo de cooperação técnica tem ações para grupos sub-representados em MS, como povos indígenas e quilombolas

|
Redação
(Foto: Divulgação)

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), e o Sebrae/MS, formalizaram um acordo de cooperação técnica para a promoção do empreendedorismo como ferramenta de transformação social, com ações para 2025. A cerimônia, ocorrida na sede do Sebrae em Campo Grande, contou com a presença de autoridades, como o governador Eduardo Riedel, membros do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e lideranças indígenas e quilombolas.

O termo de cooperação firmado visa unir esforços para desenvolver iniciativas que incentivem o empreendedorismo, gerem oportunidades de empregabilidade e promovam a inclusão social em grupos historicamente sub-representados, que são o foco das ações da SEC e do programa Sebrae Plural, do Sebrae/MS. São exemplos:  mulheres em situação de vulnerabilidade, Pessoas com Deficiência (PcDs), público 60+, povos indígenas e quilombolas, entre outros.

“Nós temos um grupo da sociedade que não está tendo acesso a esse crescimento. E tão importante quanto crescer, é estender a mão a esse grupo. E é o que estamos fazendo aqui hoje, com consciência, com o diálogo, com compreensão do que cada comunidade tem demandado”, destacou o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.

“A gente não pode deixar de enaltecer alguns números de Mato Grosso do Sul: somos terceiro lugar no ranking de liberdade econômica e terceiro maior apoio do país a empreendedores inovadores. Isso depende do fortalecimento do ser humano, somente com as capacitações existentes, como do Governo do Estado e todas essas parcerias estabelecidas, nós podemos qualificar essas pessoas, transformá-los em empreendedores”, complementa o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Maurício Saito, que também é vice-presidente do Sistema Famasul.

A parceria expande atividades realizadas em 2024, que alcançaram resultados expressivos, como o primeiro Empretec Rural adaptado para um público indígena do país, com a capacitação de 30 mulheres da etnia Ofaié. Com base nisso, o termo prevê primeiramente a realização de sete Empretecs Rurais nas cidades de Amambaí, Caarapó, Dourados, Miranda, Porto Murtinho, Japorã e Corumbá, para indígenas e quilombolas.

“Com esse acordo de cooperação com a Secretaria de Estado de Cidadania, nós pretendemos chegar nas comunidades indígenas, levando o empreendedorismo, uma alternativa de inclusão social econômica. O Empretec é uma metodologia já consolidada, que transforma empreendedores”, declara a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha.

“Aqui nós estamos vendo a união de esforços dos parlamentares, do Sebrae e a pluralidade dos quilombolas, das comunidades indígenas e de todos nós para fazer a diferença. Então é uma política pública estruturante e eficaz”, avalia a Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza.

Sobre o Empretec - Metodologia de capacitação desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Empretec é aplicado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. Trata-se de um seminário intensivo voltado para pessoas que desejam desenvolver ou aperfeiçoar habilidades empreendedoras.

O programa tem como foco trabalhar as características de comportamento empreendedor, como iniciativa, persistência e comprometimento. Por meio de dinâmicas práticas e desafiadoras, os participantes são estimulados a reconhecer pontos fortes e superar barreiras pessoais e profissionais, tornando-se mais preparados para enfrentar os desafios do mercado.

Além de promover o autoconhecimento e a transformação de atitudes, o Empretec auxilia os empreendedores a identificarem oportunidades, melhorar a gestão de negócios e criar estratégias para alcançar resultados mais eficientes e sustentáveis. No país, ele é amplamente reconhecido como um dos principais cursos de formação empreendedora, impactando positivamente empresários, futuros empreendedores e líderes comunitários.

Balanço: Sebrae Plural - Em 2024, o Sebrae/MS, por meio do programa Sebrae Plural desenvolveu ações que impactaram diversos públicos quanto à inclusão social e a geração de renda. Neste sentido, mais de seis mil mulheres foram atendidas por iniciativas de empreendedorismo. Já o público 60+ foi beneficiado com oficinas em projetos comunitários e por meio de uma parceria com a Universidade da Maturidade, vinculada à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Em relação aos povos originários, mais de 1.500 indígenas foram capacitados em áreas como empreendedorismo, turismo comunitário e educação empreendedora.
Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Veja Também

Sicredi conquista o 1º lugar em categoria do Prêmio Reclame AQUI 2024

Receita Federal abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

'Imposto do pecado': loterias, álcool e cigarros terão maior taxação

Crédito bancário deve crescer 10,6% neste ano e 9,6% em 2025, prevê BC