Diário Digital
 
Economia

Fiems critica aumento da Selic e alerta para impacto na economia de MS

Instituição aponta que alta dos juros pode prejudicar setores produtivos e agravar a desaceleração econômica

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação FIEMS)

A Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) manifestou preocupação com a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de elevar a taxa básica de juros (Selic) em 1,0%. Para a entidade, a medida é inadequada diante dos sinais de desaceleração da economia brasileira.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a alta dos juros compromete investimentos em setores estratégicos, como agronegócio, comércio e indústria, além de elevar os custos financeiros das empresas.
“A elevada taxa de juros afeta diretamente os investimentos e dificulta a competitividade dos negócios, prejudicando a saúde financeira das empresas”, afirmou.

Inflação e controle fiscal

Longen destacou que o ciclo de juros altos está ligado à inflação, agravada pela falta de controle das despesas públicas.
“Os juros estão altos porque a inflação está elevada, e isso acontece porque o governo não consegue conter seus gastos. Essa situação pressiona o mercado financeiro e o dólar, criando um ciclo vicioso”, explicou.

O impacto do dólar alto também foi apontado como um problema, já que encarece matérias-primas importadas. “Isso compromete tanto a produção quanto o consumo no país”, completou.

Projeções preocupantes para 2025

Com projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 2,0% para 2025, contra 3,4% estimados para 2024, a Fiems alertou que a alta da Selic pode intensificar o desaquecimento econômico.

Longen defendeu que empresários e entidades pressionem o Congresso Nacional por maior controle fiscal.
“Os gastos desenfreados, a disparada do dólar, a inflação e os juros altos prejudicam o setor produtivo e podem levar muitas empresas à falência”, afirmou.

Veja Também

Balança comercial se recupera e tem superávit de US$ 8,15 bi em Março

Tarifas de Trump podem criar oportunidades para MS, avalia Fiems

Atendimento gratuito para Imposto de Renda no Pátio Central Shopping

PL que amplia isenção do IR impacta mais de 236 mil em MS

AddThis Website Tools