Energisa promove mutirão de melhorias na rede elétrica em MS
Trabalho inclui manutenções preventivas, troca de equipamentos e podas de árvores
Desde fevereiro, equipes da Energisa Mato Grosso do Sul estão empenhadas em um mutirão de melhorias na rede elétrica em municípios sob a concessão da empresa. Com manutenções preventivas, substituição de equipamentos e podas de árvores, a iniciativa tem como objetivo aperfeiçoar o fornecimento de energia nas localidades.
De acordo com Weverton Couto Oliveira, gerente de Departamento de Construção e Manutenção da Energisa MS, faz parte do compromisso da distribuição realizar inspeções periódicas, manutenções preventivas e corretivas a fim de garantir a qualidade, continuidade e segurança na distribuição de energia para residências, comércios, indústrias e clientes rurais nas cidades onde a Energisa atende.
“Esses mutirões são um reforço ao nosso cronograma de manutenções, que realizamos em localidades específicas. É bem possível que a comunidade perceba uma mobilização maior de veículos e equipes da Energisa nesses dias, e é importante que saibam que toda essa movimentação é justamente porque estamos trabalhando para melhor atendê-los”, enfatiza.
Na lista de melhorias executadas estão inspeções em cabos, cruzetas (estruturas que fazem a sustentação dos cabos), isoladores, transformadores, entre outros equipamentos, e podas preventivas com o intuito de remover os galhos de árvores que estejam próximos à rede de energia elétrica.
“Como distribuidora de energia, nosso papel consiste em realizar apenas a desobstrução da rede elétrica, removendo aqueles galhos que estão perto dos fios, oferecendo riscos à rede elétrica, principalmente nas ocasiões de chuvas intensas e ventos fortes. Isso porque, em situações de eventos climáticos severos, esses galhos podem ser lançados contra a fiação, ocasionando curto-circuito, rompimento de cabos e interrupção do fornecimento de energia”, explica Weverton.
Linha Viva usada em alguns serviços - Graças à tecnologia, boa parte desses serviços tem sido feita com a rede ligada, ou seja, por meio do trabalho em “Linha Viva”, justamente para que o cliente não seja afetado com a interrupção no fornecimento de energia durante os serviços de manutenção.
Ações - As equipes estiveram em Antônio João, Bandeirantes, Bela Vista, Bonito, Camapuã, Coxim, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Rio Verde e Sonora. Até o final de março, percorrem regiões de Campo Grande, Caracol, Corumbá, Dourados, Nova Andradina e Paranaíba.
Além das manutenções preventivas, podas de árvores, substituição de transformadores em sobrecarga, inspeção de redes com equipamento de termovisão e uso de drones, há também ações que refletem diretamente na preservação do meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Por meio da Unidade Móvel Educacional, a população tem acesso a palestras, ao cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, à troca de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por lâmpadas LED e a sorteio de geladeiras de maior eficiência energética à base de troca (para clientes cadastrados como baixa renda).
Combate ao furto de energia - Dentro do cronograma do mutirão, técnicos da Energisa realizam inspeção de medidores para o combate ao furto de energia; sendo que algumas ações são realizadas com o apoio da Polícia Civil. Em 2023, a empresa identificou 7,1 mil irregularidades desse tipo de prática ilegal, o equivalente a 20,218 GWh de energia, que seria suficiente para abastecer aproximadamente 95 mil residências. Os furtos e fraudes de energia, além de crime, colocam em risco todos à sua volta, podendo provocar acidentes fatais; impacto na qualidade do fornecimento de energia elétrica e prejuízos aos demais clientes e para os cofres públicos.
Serviço:
Os consumidores podem entrar em contato com a concessionária pelos canais oficiais de atendimento:
site: energisa.com.br
whatsApp Gisa: (67) 99980-0698
aplicativo Energisa On
call center: 0800 722 7272
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