Economia

Empresa chilena planeja construção de fábrica de celulose em MS

Instalação foi anunciada em junho; investimento previsto é da ordem de R$15 bilhões

|
Redação
(Foto: Divulgação)

A empresa chilena Arauco está planejando a implantação da fábrica de celulose no município de Inocência. O investimento é na ordem de R$15 bilhões e a obra tem previsão para ser iniciada em 2025.

O assunto foi discutido nesta semana durante visita da equipe da empresa ao Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande. Os representantes da Arauco foram recebidos pelo chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale.

Na avaliação de Robson Del Casale, essa aproximação é fundamental, já que a Federação tem expertise para auxiliar a empresa nesse processo de implantação. “Estamos aqui como interlocutores para colaborar com a chegada desse empreendimento com cursos de qualificação e consultorias, que consequentemente irão gerar novas possibilidades de investimentos para o Estado. Nós esperamos que essa parceria gere muitos frutos até a implantação da fábrica”, afirmou.

O grupo chileno Arauco anunciou a instalação da fábrica em junho, o empreendimento terá capacidade para processar 2,5 milhões de toneladas de celulose por ano. A obra deve contar com 12 mil trabalhadores no pico da construção, com término previsto para o primeiro trimestre de 2028. 

Quando entrar em operação, a fábrica da Arauco deve gerar 250 empregos diretos e 300 indiretos apenas na planta industrial, enquanto que no ramo florestal devem ser gerados outros 1,8 mil empregos. Por isso, durante a visita, equipes técnicas do Senai e Sesi também apresentaram as possibilidades de atendimento do Sistema Indústria em relação à qualificação profissional.

(Foto: Divulgação)

Segundo o diretor de novos negócios da Arauco, Mário Neto, o planejamento para a implantação da nova fábrica será fundamentado em um projeto estruturado e sustentável. “Um dos pontos principais do nosso planejamento é o ESG (Governança ambiental, social e corporativa), ter um projeto sustentável estruturado em parcerias sólidas para Mato Grosso do Sul”, destacou.

Presente na reunião, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, reforçou que o Estado já se prepara para os investimentos que serão necessários com a vinda da nova fábrica e os impactos que o empreendimento irá gerar para o município.

“Estamos em mais uma fase de reuniões. Esse projeto foi anunciado há quatro meses e vai consolidar Mato Grosso do Sul como vale da celulose. Hoje foi apresentado todo planejamento do plano diretor para entendermos qual serão os impactos para o município, os impactos para que o poder público possa fazer os investimentos, como por exemplo melhorias na rodovia MS-377, com implantação de terceira pista para atender os caminhões e, o mais importante, iniciar o processo de preparação das pessoas para atender as demandas das obras. É o Mato Grosso do Sul caminhando para consolidar o seu posicionamento mundial na área de celulose”, salientou

Veja Também

Prazo para sacar o Abono Salarial termina nesta sexta-feira

Conselho disciplina uso de imóvel como garantia em financiamentos

Confira cinco dicas para economizar energia elétrica em 2025

Sicredi conquista o 1º lugar em categoria do Prêmio Reclame AQUI 2024