Economia

Empreendedora de MS ganha 6ª edição do Prêmio Academia Assaí

Prêmio ofereceu capacitação, apoio para fortalecimento dos negócios e incentivo financeiro

|
Redação
Karoliny Araújo da Silva (Foto: Divulgação)

Empreendedora em Mato Grosso do Sul, Karoliny Araújo da Silva foi vencedora da 6ª Edição do Prêmio Academia Assaí, na categoria Vendedor Ambulante. A premiação foi neste mês e teve vencedores de outras duas categorias: Vendas por Encomendas e Vendas Ponto Fixo. Os(as) vencedores(as) foram Luís Carlos Souza Nascimento, de Barcarena (PA), e Cristiane Schlickmann de Oliveira, de São Pedro (ES). Após um ano do lançamento do Instituto Assaí, organização social do Assaí Atacadista, a 6ª Edição do Prêmio Academia Assaí teve participação expressiva de inscritos: foram mais de 20 mil inscrições.  

Fundadora de sua marca “É Bolo de Rolo”, Karol mistura ingredientes, culturas e sabores ao cozinhar o doce típico pernambucano. “Levei um pedacinho de Pernambuco para Mato Grosso do Sul e, com a ajuda do Assaí, que potencializou nosso negócio, estamos espalhando essa ideia. Vamos usar o prêmio para rentabilizar nosso negócio, aumentando a produção para atender a demanda dos clientes e poder oferecer o melhor da culinária pernambucana para o Centro-Oeste”, diz.

A 6ª edição, sob a chancela do Instituto Assaí, contou com o aumento no número de vagas, ao selecionar 2.100 mil micro e pequenos(as) empreendedores(as) de todas as regiões, divididos em três categorias: Vendedor(a) Ambulante, Venda por Encomenda e Vendas Ponto Fixo.  Ao total, foram mais de R$ 1.3 milhão em prêmios distribuídos entre os(as) participantes ao longo de todo o programa, que puderam participar de capacitações relacionadas às habilidades e competências voltadas à gestão dos empreendimentos.

A etapa final aconteceu de 2 a 6 de Outubro, na sede do Assaí Atacadista em São Paulo, com a participação dos(as) 30 vencedores(as) regionais que passaram por uma intensa Semana de Imersão que, de forma dinâmica e acolhedora, reuniu atividades que possibilitaram reflexões e aprendizagem, aprimorando conhecimentos, desenvolvimento pessoal e comportamento empreendedor, incluindo uma visita à sede da Nestlé e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde os(as) participantes puderam aprender sobre confeitaria e gestão financeira, respectivamente, por exemplo. E, ao final da semana, cada um(a) realizou uma apresentação para a banca de jurados(as) composta por Lina Useche, Co-Fundadora e CEO da Aliança Empreendedora, além de Rodrigo Oliveira, Chef do Restaurante Mocotó, além de representantes do Assaí. Cada vencedor(a) nacional recebeu R$ 10 mil.

Vencedores(as) nacionais - Das mais de 20 mil inscrições em todas as regiões do Brasil, 30 vencedores(as) participaram da etapa presencial em São Paulo. Desse total, 80% dos(as) participantes se identificam com o gênero feminino e 73% são autodeclarados como pretos ou pardos.  No total, foram mais de R$ 1 milhão em prêmios distribuídos entre os(as) participantes ao longo de todo o programa, que puderam participar de capacitações relacionadas às habilidades e competências voltadas à gestão dos empreendimentos.

Na categoria Vendedor(a) Ambulante, a vencedora foi Karoliny Araújo da Silva, de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Já na categoria Vendas por Encomenda, Luís Carlos Souza Nascimento, de Barcarena, no Pará, é o grande vencedor. Há quase 10 anos, o empreendedor comanda a cozinha de seu negócio: “Delícias do Luís”, oferecendo aos(as) seus(as) clientes uma refeição de alto padrão com um preço popular, além de ter um cardápio totalmente regional. “O meu carro chefe são os pedidos dos finais de semana, os deliciosos assados no bafo”, conta. Com a premiação, Luís quer investir ainda mais em seu empreendimento, além de montar um cenário para criação de um canal de receitas no YouTube. “Estou muito feliz por este prêmio e sou grato à Academia Assaí por esta oportunidade. Com certeza este será um divisor de água e apenas o começo para o sucesso. Em breve vocês verão o ‘Delícias do Luís’ se destacando no cenário nacional”, afirma.

Na categoria Vendas Ponto Fixo, a vencedora é Cristiane Schlickmann de Oliveira, de São Pedro, no Espírito Santo, que comanda, ao lado de seu marido, a “Morada Feliz Hidropônicos”, uma horta criada na laje de sua casa, com a qualidade do campo, livre de agrotóxicos. “Nossa história começa quando decidimos plantar nossas próprias hortaliças como alternativa ao desafio da comunidade, que não tinha acesso a produtos sem agrotóxico. Ganhar esse prêmio é um reconhecimento incrível. Volto para Vitória acreditando ainda mais no negócio, com a certeza de que conseguiremos dobrar nossa capacidade produtiva e atender mais de 700 famílias”, conta.  

Categorias Inéditas - Ainda na edição de 2023, o Instituto premiou os destaques nas categorias especiais, de: Inovação, Sustentabilidade e Tecnologia, que foram para: Verônica Dias, de Salvador (BA), Elizonete Lisboa, de Belém (PA) e João Victor da Conceição, de Serra (ES), respectivamente. Nelas, a banca avaliadora avaliou de forma específica as habilidades de cada participante dentro das respectivas temáticas. Os(as) destaques levaram para casa o prêmio de R$3 mil reais cada.

Instituto Assaí - Em seu primeiro ano de atuação, o Instituto tem atuado com três eixos: Empreendedorismo, Segurança Alimentar e Esportes. Dentro do Empreendedorismo, está o programa Academia Assaí, voltado para capacitação e desenvolvimento de pequenos negócios do ramo alimentício.

O Instituto é responsável por organizar e concentrar os investimentos sociais da Companhia e reforçar o seu papel como um agente de transformação da sociedade, especialmente nas comunidades do entorno onde estão localizadas as lojas do atacadista.

 

Veja Também

Receita Federal abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

'Imposto do pecado': loterias, álcool e cigarros terão maior taxação

Crédito bancário deve crescer 10,6% neste ano e 9,6% em 2025, prevê BC

Prazo para empresas pagarem dívidas do Desenrola acaba dia 31