Declaração pré-preenchida: facilidade e agilidade para declarar o IR
Segundo dados da Receita Federal, expectativa é que 57% das declarações sejam realizadas neste formato

O período para a realização da Declaração do Imposto de Renda se aproxima e, este ano, a Receita Federal disponibilizará novamente a opção da Declaração pré-preenchida, ferramenta que torna o processo de declaração mais simples, rápido e seguro para os contribuintes.
Com a declaração pré-preenchida, o sistema já traz automaticamente informações sobre rendimentos, deduções, bens e direitos, reduzindo erros e evitando inconsistências que podem levar à malha fina.
Esses dados são obtidos de fontes como empresas, instituições financeiras, planos de saúde, imobiliárias, cartórios e outras entidades obrigadas a fornecer informações à Receita Federal, mas devem ser revisadas e completadas. Embora o período para declarar tenha início no dia 17, próxima segunda-feira, a ferramenta para quem optar pela versão pré-preenchida só estará disponível a partir do dia 1 de Abril.
“Assim como ano passado, quem utilizar a declaração pré-preenchida e optar pelo recebimento via PIX (chave exclusiva CPF) entrará na fila de prioridade para restituição do imposto", informa a professora do curso de Ciências Contábeis da Uniderp, Cibellen Melo.
Como funciona:
A declaração pré-preenchida utiliza informações da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRPF) para apresentar ao contribuinte dados como:
1 - Fundos de investimento
2 - Rendimentos de aplicações financeiras
3 - Imóveis adquiridos
4 - Despesas com saúde
5 - Aluguéis recebidos
6 - Contas e imóveis do exterior (novidade para 2025)
Para utilizar a declaração ré-preenchida, é necessário possuir uma conta no portal GOV.BR. O acesso garante a segurança e a autenticidade do acesso às informações fiscais do contribuinte. O prazo para a entrega da declaração começa no dia 17 de março e termina em 30 de maio.
A Uniderp oferece atendimento social para a realização da Declaração do Imposto de Renda, em sua unidade, na Rua Ceará, n° 333 – Campo Grande, nas dependências do Laboratório Contábil, localizado no Bloco 8, das 19h às 21h, os entendimentos aconteceram todas as terças – feiras e sextas – feiras a partir de abril até o encerramento do prazo para entrega da declaração do imposto de renda
Veja Também
Governo estadual orienta sobre prazos e vantagens no ITCD, Refis e IPVA
Famílias conquistam o primeiro imóvel durante o 10º Feirão Habita CG
Minha Casa, Minha Vida deverá contratar 3 milhões de moradias até 2026
Prefeitura adquire máquinas e caminhão para atender pequenos produtores