Diário Digital
 
Economia

Crédito direto a herdeiros de precatórios de pequeno valor é liberado

A decisão já foi publicada na edição n° 4696 do Diário Oficial de Justiça

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Marcos Santos/Portal Governo de MS)

Foi publicada na edição n° 4696 do Diário Oficial de Justiça, a Portaria n° 1988 em que o texto determina o pagamento de valores de pequena monta em precatórios onde o credor ou beneficiário é falecido, autorizando a liberação dos créditos diretamente aos sucessores, independentemente de inventário ou arrolamento.

Desta forma, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) considerou a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) da necessidade de tornar mais efetivas as condenações suportadas pela Fazenda Pública, assegurar a razoável duração do processo, a celeridade de sua tramitação, objetivando também desburocratizar procedimentos.

Assim, os credores que não receberam por falta de condições de abrir inventário/arrolamento ou porque ainda não finalizaram o inventário para recebimento somente do valor do precatório poderão ter acesso à quantia se esta não for maior do que aproximadamente R$ 10.778,19.

Além disso, estes valores de precatórios estão isentos do pagamento de Imposto sobre Transmissão "Causa Mortis" e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos – ITCMD, nos termos das Lei Estadual nº 1.810, de 22/12/1997.

(Com informações Portal Governo de MS)

Veja Também

Dia C 2025 será comemorado em 30 de Agosto com ações por todo o MS

Singapura mira tilápia de MS em meio à sobretaxa dos EUA

Indústria de MS fecha semestre com criação de 8.966 vagas de emprego em 2025

Lula sanciona isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

AddThis Website Tools