Economia

Correspondente financeiro que atuava sem autorização é interditado

Conforme o Procon-CG, foi constatada prática abusiva e publicidade enganosa

|
Redação
(Foto: Divulgação)

O Procon Municipal realizou nesta segunda-feira (25), em ação conjunta com a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon), a interdição de um estabelecimento que prestava consultoria financeira em Campo Grande.

Conforme a Subsecretaria de Proteção e defesa do Consumidor (Procon CG), a averiguação foi realizada após um boletim de ocorrência ser registrado no dia 25 de setembro na delegacia especializada.

O estabelecimento foi interditado com base no Art.56 do código de Defesa do Consumidor e com base na Lei Federal n.7.492 de 16 de junho de 1986, que estabelece sobre os crimes contra o sistema financeiro nacional, onde a equipe de fiscalização do Procon Municipal e Decon, observaram o iminente risco de lesão aos interesses financeiros e econômicos dos consumidores.

(Foto: Divulgação)

Na fachada do estabelecimento constava que a instituição financeira era correspondente de um banco de atuação nacional brasileira. A instituição financeira não tinha os documentos de comprovação de correspondente e nem autorização do Banco Central para atuação, configurando assim prática abusiva e publicidade enganosa.

Sendo assim, partindo do princípio do reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo, bem como o da ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor pela presença do estado no mercado de consumo, o estabelecimento foi interditado até que seja devidamente regularizado.

As denuncias devem ser feitas pelo telefone 156 opção 2, ou no Procon Municipal na Av. Afonso Pena, 3128.

Veja Também

Governo estadual orienta sobre prazos e vantagens no ITCD, Refis e IPVA

Famílias conquistam o primeiro imóvel durante o 10º Feirão Habita CG

Minha Casa, Minha Vida deverá contratar 3 milhões de moradias até 2026

Prefeitura adquire máquinas e caminhão para atender pequenos produtores