Diário Digital
 
Economia

Concen entrega 'Carta de Campo Grande' à equipe de transição federal

Grupo de conselheiros solicitou 'especial atenção aos projetos que tramitam no Congresso'

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira, 02 de dezembro, a presidente do Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS, Rosimeire Costa, acompanhada dos presidentes de conselhos de consumidores do Sergipe e Rio de Janeiro, esteve reunida com a equipe de transição do governo federal no Ministério das Minas e Energia, em Brasília (DF) para tratar de decisões que afetam o consumidor no tripé modicidade tarifária, segurança energética e equilíbrio no Setor Elétrico.

Na última quinta-feira, 01/12, a equipe de transição esteve com representantes de trabalhadores do Setor e hoje foi a vez de ouvir os representantes dos consumidores. “É muito importante esse sinal positivo da equipe de transição, de receber aquele que paga a conta”, avalia Rosimeire.

O grupo de conselheiros solicitou “especial atenção aos projetos que tramitam no Congresso Nacional e que trazem, em seu bojo, subsídios que carecem de transparência para o conjunto da sociedade e que necessitam de debates intensos para que sejam aprovados, sob pena de prejudicar as classes mais vulnerabilizadas da sociedade brasileira”. 

A manifestação, endereçada ao  coordenador do grupo de trabalho da transição, Mauricio Tiomno Tolmasquim e a Nelson José Hubner Moreira, foi assinada pela presidente do Concen; o presidente do Conselho da Energisa SE, Celso Hiroshi e o presidente do Conselho da Enel Rio, Fabiano Silveira da Silva Ribeiro. Eles foram recebidos pelos integrantes da equipe de transição do governo eleito,  Adhemar Palocci, Ikaro Chaves e Isabella Martins. 

Na ocasião, foi entregue à equipe de transição a “Carta de Campo Grande”, documento assinado por 20 conselhos de consumidores de energia elétrica de todo o País, presentes no 2º Encontro de Conselhos de Consumidores do Centro-Oeste, realizado nos dias 27 e 28 de outubro, em Campo Grande (MS). O documento postula pela sustentabilidade no processo de transição energética no que diz respeito aos 3Ds da energia elétrica (descarbonização, digitalização e descentralização), tema de intensos debates durante o evento.

Rosimeire será empossada para a presidência do Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica no período de 01/01 de 2023 a 31/12/2024. “Vamos postular nosso lugar de fala junto ao novo governo em defesa dos 89 milhões de consumidores de energia elétrica do Brasil”.

Veja Também

Balança comercial se recupera e tem superávit de US$ 8,15 bi em Março

Tarifas de Trump podem criar oportunidades para MS, avalia Fiems

Atendimento gratuito para Imposto de Renda no Pátio Central Shopping

PL que amplia isenção do IR impacta mais de 236 mil em MS

AddThis Website Tools