Concen entrega 'Carta de Campo Grande' à equipe de transição federal
Grupo de conselheiros solicitou 'especial atenção aos projetos que tramitam no Congresso'
Nesta sexta-feira, 02 de dezembro, a presidente do Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS, Rosimeire Costa, acompanhada dos presidentes de conselhos de consumidores do Sergipe e Rio de Janeiro, esteve reunida com a equipe de transição do governo federal no Ministério das Minas e Energia, em Brasília (DF) para tratar de decisões que afetam o consumidor no tripé modicidade tarifária, segurança energética e equilíbrio no Setor Elétrico.
Na última quinta-feira, 01/12, a equipe de transição esteve com representantes de trabalhadores do Setor e hoje foi a vez de ouvir os representantes dos consumidores. “É muito importante esse sinal positivo da equipe de transição, de receber aquele que paga a conta”, avalia Rosimeire.
O grupo de conselheiros solicitou “especial atenção aos projetos que tramitam no Congresso Nacional e que trazem, em seu bojo, subsídios que carecem de transparência para o conjunto da sociedade e que necessitam de debates intensos para que sejam aprovados, sob pena de prejudicar as classes mais vulnerabilizadas da sociedade brasileira”.
A manifestação, endereçada ao coordenador do grupo de trabalho da transição, Mauricio Tiomno Tolmasquim e a Nelson José Hubner Moreira, foi assinada pela presidente do Concen; o presidente do Conselho da Energisa SE, Celso Hiroshi e o presidente do Conselho da Enel Rio, Fabiano Silveira da Silva Ribeiro. Eles foram recebidos pelos integrantes da equipe de transição do governo eleito, Adhemar Palocci, Ikaro Chaves e Isabella Martins.
Na ocasião, foi entregue à equipe de transição a “Carta de Campo Grande”, documento assinado por 20 conselhos de consumidores de energia elétrica de todo o País, presentes no 2º Encontro de Conselhos de Consumidores do Centro-Oeste, realizado nos dias 27 e 28 de outubro, em Campo Grande (MS). O documento postula pela sustentabilidade no processo de transição energética no que diz respeito aos 3Ds da energia elétrica (descarbonização, digitalização e descentralização), tema de intensos debates durante o evento.
Rosimeire será empossada para a presidência do Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica no período de 01/01 de 2023 a 31/12/2024. “Vamos postular nosso lugar de fala junto ao novo governo em defesa dos 89 milhões de consumidores de energia elétrica do Brasil”.
Veja Também
Sicredi conquista o 1º lugar em categoria do Prêmio Reclame AQUI 2024
Receita Federal abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
'Imposto do pecado': loterias, álcool e cigarros terão maior taxação
Crédito bancário deve crescer 10,6% neste ano e 9,6% em 2025, prevê BC