Comércio funciona em horário estendido, mesmo sem acordo coletivo
Nesta sexta-feira, dia 8, lojas da Capital podem funcionar até às 20h

A partir desta sexta-feira, 8 de Dezembro, o comércio de Campo Grande (MS) vai atender em horário estendido. Vale mencionar que não se trata do horário especial definido todos os anos, pois não houve acordo para a convenção coletiva entre os sindicatos laboral e patronal. Dessa forma, os comerciantes seguirão a legislação do setor.
Enquanto o acordo não sai, a sugestão dos sindicatos é de que o comércio funcione nos horários já tradicionais para o período. Sexta e sábado (dia 08 e 09) até as 20h; de segunda a sábado (11 a 23) até as 22h. Aos domingos (10 e 17), das 9h às 18h. No dia 24 de dezembro, até as 17h e dia 31 de dezembro até às 16h.
Os estabelecimentos localizados nos shoppings e hipercenters têm exceção. Os funcionários irão trabalhar no dia 24 de dezembro das 09h às 19h, e no dia 31 de dezembro, das 09h às 18h.
Horas trabalhadas - Em relação à jornada de trabalho, a lei 13.467 autoriza a prorrogação ou compensação de jornada no limite máximo de 2 horas diárias, conforme explica o gerente sindical da Fecomércio MS, Fernando Camilo.
“Entendemos que durante o mês de dezembro o comércio de Campo Grande pode abrir suas portas e ter empregados trabalhando no período das 6h às 22h, desde que a carga horário a ser definida não venha a ultrapassar duas horas extras, que devem ser pagas ou compensadas na forma da lei 13.467”, diz.
Entre festas e comemorações de fim de ano, a expectativa é de que o comércio de Campo Grande movimente R$ 250 milhões na economia.
Veja Também
Fechado acordo para horário especial do comércio na Capital
Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026
Campo Grande é uma das três capitais onde a cesta básica ficou mais cara
MS ultrapassa 12 mil registros de novas empresas em novembro