Comércio da Capital fecha no feriado de Finados
Já no dia 15 de Novembro, feriado da Proclamação da República, estabelecimentos podem abrir


O comércio de Campo Grande não abrirá as portas no feriado do Dia de Finados, próxima quarta-feira (02/11), segundo informação divulgada pela Federação do Comércio de MS (Fecomércio-MS).
Segundo a entidade, o fechamento está previsto na lei municipal complementar nº 81/2006. Já no dia 15 de novembro, feriado nacional de Proclamação da República, os estabelecimentos podem abrir as portas mediante o cumprimento de algumas normas, conforme estabelecido em Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre o Sindivarejo Campo Grande, afiliado da Fecomércio-MS, e o Sindicato dos Empregados no Comércio.
Os empresários que irão abrir seus empreendimentos precisam compensar o empregado pelo dia trabalhado com uma folga, a ser concedida preferencialmente na semana seguinte e no intervalo máximo de 15 dias. As empresas também devem informar em até cinco dias antes ao sindicato laboral, por escrito e com pagamento de R$ 18,00 por empregado, ficando isento quanto aos empregados e empresas contribuintes aos sindicatos.
"Os empregados contribuintes ao sindicato laboral terão direito ainda a uma indenização no valor de 7% do valor do piso salarial, que será paga até o final do expediente, além da remuneração de eventuais despesas com refeição", explica o gerente sindical da Fecomércio-MS, Fernando Camilo. O horário de trabalho será das 9h às 18h, exceto para lojas dos shoppings, com intervalo mínimo intrajornada de uma hora.
No caso de supermercados, a Convenção Coletiva de Trabalho permite o funcionamento em todos os feriados, exceto Natal e Ano Novo. As convenções dos sindicatos podem ser consultadas no site da Federação do Comércio de MS (Fecomércio-MS).
Veja Também
Tarifas de Trump podem criar oportunidades para MS, avalia Fiems
Atendimento gratuito para Imposto de Renda no Pátio Central Shopping
PL que amplia isenção do IR impacta mais de 236 mil em MS
Com investimentos de US$ 4,6 bilhões, fábrica de celulose vai gerar 14 mil empregos
