Diário Digital
 
Economia

Campo Grande mantém liderança com menor taxa de desocupação do País

Capital registrou uma taxa de desocupação de 4,4% mais baixa entre as outras unidades federativas

|
Pedro Henrique Fursts
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

Campo Grande, Capital do Mato Grosso do Sul segue liderando o ranking nacional com a menor taxa de desocupação no primeiro trimestre de 2024, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade registrou uma taxa de desocupação de 4,4% mais baixa entre as outras unidades federativas.

O aumento observado, embora significativo, está dentro das expectativas que normalmente afetam os primeiros trimestres de cada ano. José Eduardo Corrêa dos Santos economista e superintendente de Indústria, Comércio e Serviços, destaca que esse movimento é comum e não representa uma tendência de queda do mercado de trabalho local. ”A sazonalidade, influenciada por fatores como o término de contratos temporários de fim de ano e menor atividade econômica pós-festas, costuma elevar temporariamente os índices de desocupação”, explica.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, expressou otimismo em relação aos dados apresentados. “Campo Grande continua sendo uma referência nacional na geração de empregos e desenvolvimento econômico. A Prefeitura está confiante de que, com as políticas públicas certas e a resiliência da população, voltará a reduzir essa taxa rapidamente”, afirmou.

Ademar Silva Jr, secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro),  também destacou os resultados e reforçou o compromisso contínuo da administração municipal em fomentar o emprego e a economia local. “A Prefeitura está trabalhando para criar um ambiente favorável ao crescimento econômico e à geração de oportunidades. Esses números nos motivam a continuar avançando”, declarou.

Os números divulgados pelo IBGE reafirmam a posição de Campo Grande como um exemplo positivo no cenário econômico nacional. A administração municipal permanece empenhada em implementar medidas eficazes para sustentar e melhorar o mercado de trabalho local, garantindo qualidade de vida e prosperidade para seus cidadãos.

Capital também lidera abertura de empresas em MS

Campo Grande também lidera o ranking de abertura de novas empresas em abril no Mato Grosso do Sul. Foram 481 firmas abertas, na sequência vem Dourados 135, Três Lagoas com 39 e Ponta Porã com 34. Os dados são da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul (Jucems), órgão vinculado à  Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

O resultado representa 46,33% do total abertos em MS, que foi de 1.038 estabelecimentos no mês, crescimento de 29,7% se comparado a abril de 2023, quando o volume foi de 800 empresas. No acumulado do ano até abril foram criadas 3.872 firmas, alta de 11% diante do ano passado.

Veja Também

Balança comercial se recupera e tem superávit de US$ 8,15 bi em Março

Tarifas de Trump podem criar oportunidades para MS, avalia Fiems

Atendimento gratuito para Imposto de Renda no Pátio Central Shopping

PL que amplia isenção do IR impacta mais de 236 mil em MS

AddThis Website Tools