Aeroporto de Dourados supera 3.800 operações e consolida retomada histórica
Latam transportou 9.395 passageiros em dois meses de voos comerciais, em apenas dez meses de gestão

O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, consolidou-se como uma rota relevante na aviação brasileira após uma reestruturação intensiva conduzida pela atual gestão municipal. Em dez meses, a administração Marçal Filho transformou uma pista que estava fechada há quatro anos em um centro de operações ativo, somando 3.816 pousos e decolagens entre voos particulares e comerciais — estes retomados em 8 de setembro.
Apenas nos dois primeiros meses de atividade, a Latam Airlines transportou 9.395 passageiros em viagens entre Dourados e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O volume expressivo reforça a demanda reprimida da região pelo transporte aéreo regular.
“Esses dados mostram o quanto nossa cidade e toda a região Cone Sul estavam carentes do aeroporto em funcionamento. Vamos trabalhar ainda mais para que esses números continuem crescendo”, afirmou o prefeito Marçal Filho, na manhã desta quinta-feira (13).
Esforço conjunto para reabrir o terminal
A reativação do aeroporto foi resultado de um trabalho contínuo envolvendo diversas secretarias municipais e articulações do prefeito junto ao Ministério de Portos e Aeroportos, Infraero e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para Marçal Filho, a retomada simboliza uma conquista coletiva da população.
“Além de fomentar a aviação particular e retomar a aviação comercial, a abertura do nosso aeroporto também ajudou a salvar vidas com os transplantes que não poderiam ser realizados com a pista inativa”, destacou.
Desde a liberação inicial para voos particulares, o aeroporto já recebeu 16 operações aeromédicas e de transporte de órgãos captados no Hospital da Vida e destinados a pacientes de outras cidades.
Crescimento acelerado da aviação comercial
A Latam iniciou os voos comerciais no dia 8 de setembro, com frequência às segundas, quintas e sextas-feiras. Mesmo com apenas três dias de operação semanal, os resultados surpreenderam.
Setembro: 1.283 embarques e 1.166 desembarques (total: 2.449 bilhetes vendidos).
Outubro: 3.564 embarques e 3.382 desembarques (total: 6.946 bilhetes vendidos).
Segundo o prefeito, o Airbus A319 com capacidade para 144 passageiros, decolou com quase todos os assentos ocupados na maior parte das operações, chegando a registrar voos completamente lotados.
Voos quase diários em 2026
O desempenho fez com que a Latam confirmasse a ampliação da malha aérea a partir de 1º de março, quando passará a operar voos em seis dias da semana: segundas, terças, quintas, sextas, sábados e domingos permanecendo apenas a quarta-feira sem operação.
Os novos dados reforçam o potencial econômico de Dourados e a importância estratégica do aeroporto para negócios, saúde, logística e desenvolvimento regional.
“Quando tomávamos posse, já na primeira semana iniciamos os trabalhos para reabrir o aeroporto e retomar os voos comerciais. Os 9.395 passageiros dos dois primeiros meses comprovam o quanto Dourados precisava dessa estrutura ativa e comprometida com a sociedade”, concluiu Marçal Filho.
Veja Também
Fechado acordo para horário especial do comércio na Capital
Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026
Campo Grande é uma das três capitais onde a cesta básica ficou mais cara
MS ultrapassa 12 mil registros de novas empresas em novembro