Restaurado, monumento histórico será entregue com solenidade
Foi realizado um trabalho para identificar e remover resquícios de reparos feitos anteriormente


O monumento Obelisco, edificado em homenagem a José Antônio Pereira, na Avenida Afonso Pena, centro de Campo Grande (MS), será oficialmente reinaugurado. O obelisco passou por obras de restauração.
A entrega estava prevista para esta sexta-feira, dia 20, às 9 horas, mas o evento foi cancelado. Nova data será anunciada em breve pela prefeitura.
A restauração teve início no dia 27 de outubro, promovida pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), sob a responsabilidade da empresa TS2 Arquitetura e Construções, especializada em restauros.
O contrato firmado estabeleceu prazo de 150 dias para a conclusão do projeto, com medições da evolução da obra sendo realizadas mensalmente.

Foi realizado um trabalho para identificar e remover resquícios de reparos que haviam sido feitos anteriormente – por exemplo, 13 camadas de tinta na superfície da edificação.
Em seguida, a equipe fez o preenchimento de frestas e rachaduras (calafetagem) utilizando técnicas e matérias semelhantes aos que foram originalmente utilizados, incluindo a argamassa de cal, que precisa de 60 dias para maturar e foi uma das responsáveis por prolongar as atividades.
Além das reformas no monumento de alvenaria de 20m de altura, o canteiro em torno da área construída também recebeu atenção com um projeto de paisagismo, e toda a estrutura passou por obras de drenagem, iluminação, impermeabilização e sanitização.
Serviço - O Obelisco se encontra na Rua José Antônio, n.º 846, e fica posicionado no canteiro da Avenida Afonso Pena. A cerimônia de reinauguração está marcada para as 9h, em frente ao monumento, e deve contar com a presença, entre outras autoridades locais, da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, o secretário Max Freitas e a arquiteta Tathyane Sangalli.
Veja Também
MS ao Vivo trará show gratuito de Liniker e de Silveira em Setembro
FIB 2025 encerra com 120 mil pessoas e R$ 23 milhões movimentados
(Im)possível Memória resgata ancestralidade na 1ª Mostra de Solos Teatrais
Professora, educadora e artista trans conta sua história através das telas