Livro 'A Guerreira Potira' será lançado nesta sexta-feira na Capital
Após campanha de financiamento coletivo, obra infanto-juvenil foi publicada e agora será comercializada


Uma protagonista indígena, que parte em uma aventura pelo Cerrado acompanhada de seres mágicos, que juntos buscam uma forma de salvar a natureza. Este é o enredo do livro ilustrado "A Guerreira Potira", voltado ao público infanto-juvenil e que será lançado nesta sexta-feira (25) em Campo Grande. O evento acontece às 19h no Sesc Cultura (Av. Afonso Pena, 2270), com entrada gratuita e noite de autógrafos com as autoras.
A obra foi produzida de forma independente na Capital, por uma equipe composta exclusivamente por mulheres: Bianca Resende, escritora; Marina Torrecilha, que assina as 18 ilustrações e Linda Terena, revisora do livro. A publicação do trabalho é resultado de uma campanha de financiamento coletivo bem sucedida, realizada de novembro de 2021 a janeiro de 2022 e que culminou com a impressão de 1.000 exemplares.
Com um universo rico, que traz referências da tradição oral, o livro foi elaborado a partir de pesquisas sobre a fauna e flora brasileiras, além da cultura de diferentes povos indígenas. Potira e os demais personagens pertencem ao folclore - todos estão catalogados no livro “Compêndio Seres da Mata – Um Olhar Informal sobre o Folclore Brasileiro”.

"Acredito que foram dias de muito diálogo e apresentação da personagem, mas as pessoas entenderam que o livro é original, especial e rico em mapear nele tantas referências nacionais em uma obra única com personagens fortes em uma temática contemporânea", afirma a ilustradora, Marina Torrecilha.
Sobre o livro - A obra traz a história de Potira, conhecida por meio das tradições orais que explicam o surgimento dos diamantes nas minas do Centro-Oeste. Ela passa a chorar diamantes após perder o grande amor, Itagibá, em uma batalha.
Em "A Guerreira Potira", a indígena ganha uma aventura própria, onde se depara com a derrubada de castanheiras e embarca em uma saga para impedir o desmatamento.

Nessa aventura, Potira é acompanhada por seres mágicos que a guiam, protegem, e aprendem com ela: Mbae, Mbuá, Guayi e Kaluanã. Nessa primeira parte, todos serão confrontados pelo poder das escolhas coletivas.
Serviço - O livro "A Guerreira Potira", publicado pela Life Editora, será lançado no dia 25 de março, sexta-feira, às 19h no Sesc Cultura (Av. Afonso Pena, 2270). A entrada é gratuita e haverá coquetel para os convidados. Além disso, no local, será possível adquirir exemplares da obra. Mais informações sobre o projeto no site www.aguerreirapotira.com.
Veja Também
Agendão Cultual: Fim de semana tem Djavan, exposição de Van Gogh e mais
Sectur promove exposição em homenagem às mulheres
Adriana Calcanhotto é presença confirmada na 35ª Noite da Poesia da Capital
Riedel recebe cônsul do Japão para estreitar os laços culturais e promover integração