Com temática atual, “O Beijo no Asfalto” estreia em Campo Grande
Com mais de 60 anos da primeira montagem, peça foi escrita a pedido de Fernanda Montenegro
Um clássico da dramaturgia brasileira, “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, estreia em Campo Grande neste sábado, dia 21 de janeiro. A adaptação da obra para os palcos sul-mato-grossenses acontece pelas mãos dos diretores de teatro Iago Arimura e Hélio Barbieri, que atuam na Companhia Teatral Adote, onde também são professores. Com mais de 60 anos desde a sua primeira montagem, a peça foi escrita a pedido da atriz e imortal pela Academia Brasileira de Letras, Fernanda Montenegro.
“O Beijo no Asfalto” se mostra mais atual do que nunca, segundo Hélio Barbieri, um dos diretores da montagem. “Em uma época em que o termo fake news ainda não existia, a homofobia e a violência contra a mulher mantinham um certo status de normalidade, acompanhamos a vida de um homem ser destruída pela força das manchetes”, explica Barbieri sobre a ideia central do texto.
Na peça, a vida de Arandir, vivido por Matheus Lopez, se transforma em uma tragédia quando, após testemunhar o atropelamento de um desconhecido, tenta aliviar os momentos finais da vítima, beijando o morto em um ato de compaixão.
Entretanto, a intenção da personagem é corrompida pelas palavras de uma outra testemunha do acidente, o jornalista Amado Ribeiro, papel de Smaile Almeida, que, com a ajuda do delegado Cunha, interpretado por Hélio Barbieri, transforma o beijo em algo hediondo, o que semeia dúvidas até em sua esposa Selminha, representada por Beatriz Bergler.
“A verdadeira tragédia dessa obra de Nelson Rodrigues é imaginar que essa história reflete, de forma assustadora, a nossa realidade. E o pior é que não precisamos nos esforçar muito para encontrar situações parecidas com a de Arandir nas notícias do nosso dia a dia”, afirma Barbieri.
Elenco - Matheus Lopez (Arandir), Smaile Almeida (Amado Ribeiro), Thiago Medina (Aruba), Beatriz Bergler (Selminha), Duda Macedo (Dália), Diego Amaral (Aprigio), Renata Ramos (Dona Judith), Asafe Prudêncio (Fotógrafo), Carol Jovanelli (Dona Matilde), Yuri Azevedo (Pimentel), Renato Passos (Werneck), Luan Ferreira (Comissário Barros), Evelyn Machado (A Vizinha), Carol Okama (A Viúva), e Hélio Barbieri (Delegado Cunha).
Serviço - “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, estreia em Campo Grande neste sábado, dia 21 às 19 horas, no espaço SAE na Rua Laguna, 83, bairro Cabreúva.
A direção é de Iago Arimura e Hélio Barbieri da Companhia Teatral Adote. Ingressos a R$ 30,00. Mais informações pelo perfil da Adote (@adote_oficial) ou da peça (@beijonoasfaltoadote) no instagram.
Veja Também
Agendão Cultual: Fim de semana tem Djavan, exposição de Van Gogh e mais
Sectur promove exposição em homenagem às mulheres
Adriana Calcanhotto é presença confirmada na 35ª Noite da Poesia da Capital
Riedel recebe cônsul do Japão para estreitar os laços culturais e promover integração