Alunos superdotados retratam Pantanal em mostra de arte singular no Bioparque
Exposição "Pulsar do Pantanal" reúne mais de 200 obras dos estudantes e está aberta ao público

O Bioparque Pantanal de Campo Grande recebe, a partir desta segunda-feira, 07 de Novembro, a mostra de arte “Pulsar do Pantanal”, com obras produzidas por alunos do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/ Superdotação (CEAM - AHS).
Quadros retratam uma forma singular do olhar sobre o Pantanal dos alunos superdotados, que encantaram todos os visitantes, pais e autoridades do Bioparque e da CEAM com as pinturas de elementos do bioma.
A Diretora-Geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, afirma que o uso do espaço para a mostra está inserido dentro da proposta de educação ambiental, pesquisa e lazer do aquário, retratando a reflexão dos alunos em forma de arte.
“São mais de 200 obras em todo o espaço. É uma alegria e satisfação receber a primeira mostra de artes no Bioparque e a importância é trazer ao público a arte dos alunos de altas habilidades, promovendo inclusão. O propósito já se cumpriu, porque o artista coloca seu sentimento nos quadros e nos emociona”, afirma a diretora.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS Eliane Morais Fraulob, também destaca que todos os anos é escolhido um tema para a exposição de arte e, neste ano, essa temática foi de encontro ao recém-inaugurado Bioparque, onde os alunos puderam conhecer e se inspirar para representar o “pulsar do Pantanal dentro de cada um de nós”.
“Nós estamos conseguindo, cada vez mais, qualificar o nosso CEAM. Os alunos possuem um jeito de pensar diferente, criativo e inovador, é isso que os torna especiais”, emociona-se.
Representando o Governo do Estado, o superintendente de Políticas para Educação Básica, Hélio Daher, afirma que o Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar atende a todos os jovens superdotados, independente de escola pública ou particular, e possui grande importância, por ser um espaço de desenvolvimento.
Adriana Buytendorp, coordenadora de Políticas de Educação Especial, convidou a todos os presentes para observarem a profundidade das obras pintadas pelos alunos e destacou que o país possui políticas precárias para alunos superdotados, por isso o CEAM busca se tornar um modelo nacional.
“Nós estamos na aqui por vocês, merecedores dos nossos aplausos hoje. O CEAM é um sonho que realiza atendimentos especializados”, disse a coordenadora.
A cerimônia de lançamento da mostra contou com mais de 250 pessoas, dentre elas estudantes do CEAM e seus familiares. Além de apresentação musical do projeto realizado no CEAM com jovens musicistas.
Desde 2019, o Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar emite certificados de autenticidade para as obras das exposições e seus artistas, a fim de concorrerem a prêmios e participarem de outras exposições nacionais e internacionais.
Um desses artistas é Ana Beatriz Pereira, de 17 anos, que se inspirou nas técnicas abstratas e do grafite para produzir uma série de quadros para a exposição. Apesar disso, revela, não é sua técnica preferida de pintura, mas foi incentivada pela professora.
“Representei como as pessoas e os animais compõem o Pantanal. Nos meus quadros gosto de expressar sentimentos e críticas sociais, como o desmatamento do Pantanal”, revela a jovem artista.
Serviço - O Bioparque Pantanal ficará com a exposição ao longo de todo o percurso da visitação até sexta-feira, 11 de Novembro.
As visitas, gratuitas até 31 de Dezembro de 2022, são agendadas todas as segundas-feira pelo site. Há também agendamentos presenciais que são efetuados no Bioparque, localizado nos altos da avenida Afonso Pena, 6277, bairro Chácara Cachoeira.
Veja Também
Agendão Cultual: Fim de semana tem Djavan, exposição de Van Gogh e mais
Sectur promove exposição em homenagem às mulheres
Adriana Calcanhotto é presença confirmada na 35ª Noite da Poesia da Capital
Riedel recebe cônsul do Japão para estreitar os laços culturais e promover integração