Alunos superdotados retratam Pantanal em mostra de arte singular no Bioparque
Exposição "Pulsar do Pantanal" reúne mais de 200 obras dos estudantes e está aberta ao público
O Bioparque Pantanal de Campo Grande recebe, a partir desta segunda-feira, 07 de Novembro, a mostra de arte “Pulsar do Pantanal”, com obras produzidas por alunos do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/ Superdotação (CEAM - AHS).
Quadros retratam uma forma singular do olhar sobre o Pantanal dos alunos superdotados, que encantaram todos os visitantes, pais e autoridades do Bioparque e da CEAM com as pinturas de elementos do bioma.
A Diretora-Geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, afirma que o uso do espaço para a mostra está inserido dentro da proposta de educação ambiental, pesquisa e lazer do aquário, retratando a reflexão dos alunos em forma de arte.
“São mais de 200 obras em todo o espaço. É uma alegria e satisfação receber a primeira mostra de artes no Bioparque e a importância é trazer ao público a arte dos alunos de altas habilidades, promovendo inclusão. O propósito já se cumpriu, porque o artista coloca seu sentimento nos quadros e nos emociona”, afirma a diretora.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS Eliane Morais Fraulob, também destaca que todos os anos é escolhido um tema para a exposição de arte e, neste ano, essa temática foi de encontro ao recém-inaugurado Bioparque, onde os alunos puderam conhecer e se inspirar para representar o “pulsar do Pantanal dentro de cada um de nós”.
“Nós estamos conseguindo, cada vez mais, qualificar o nosso CEAM. Os alunos possuem um jeito de pensar diferente, criativo e inovador, é isso que os torna especiais”, emociona-se.
Representando o Governo do Estado, o superintendente de Políticas para Educação Básica, Hélio Daher, afirma que o Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar atende a todos os jovens superdotados, independente de escola pública ou particular, e possui grande importância, por ser um espaço de desenvolvimento.
Adriana Buytendorp, coordenadora de Políticas de Educação Especial, convidou a todos os presentes para observarem a profundidade das obras pintadas pelos alunos e destacou que o país possui políticas precárias para alunos superdotados, por isso o CEAM busca se tornar um modelo nacional.
“Nós estamos na aqui por vocês, merecedores dos nossos aplausos hoje. O CEAM é um sonho que realiza atendimentos especializados”, disse a coordenadora.
A cerimônia de lançamento da mostra contou com mais de 250 pessoas, dentre elas estudantes do CEAM e seus familiares. Além de apresentação musical do projeto realizado no CEAM com jovens musicistas.
Desde 2019, o Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar emite certificados de autenticidade para as obras das exposições e seus artistas, a fim de concorrerem a prêmios e participarem de outras exposições nacionais e internacionais.
Um desses artistas é Ana Beatriz Pereira, de 17 anos, que se inspirou nas técnicas abstratas e do grafite para produzir uma série de quadros para a exposição. Apesar disso, revela, não é sua técnica preferida de pintura, mas foi incentivada pela professora.
“Representei como as pessoas e os animais compõem o Pantanal. Nos meus quadros gosto de expressar sentimentos e críticas sociais, como o desmatamento do Pantanal”, revela a jovem artista.
Serviço - O Bioparque Pantanal ficará com a exposição ao longo de todo o percurso da visitação até sexta-feira, 11 de Novembro.
As visitas, gratuitas até 31 de Dezembro de 2022, são agendadas todas as segundas-feira pelo site. Há também agendamentos presenciais que são efetuados no Bioparque, localizado nos altos da avenida Afonso Pena, 6277, bairro Chácara Cachoeira.
Veja Também
MS ao Vivo trará show gratuito de Liniker e de Silveira em Setembro
FIB 2025 encerra com 120 mil pessoas e R$ 23 milhões movimentados
(Im)possível Memória resgata ancestralidade na 1ª Mostra de Solos Teatrais
Professora, educadora e artista trans conta sua história através das telas