Pai e filha só queriam salvar abelhas e descobriram um novo negócio em família
Apiário Trevejo produz mel natural e 100% puro, sem uso de qualquer agrotóxico
Um atitude de devoção à natureza (de marejar os olhos) levou uma família de Mato Grosso do Sul a descobrir sua verdadeira vocação empreendedora: produzir e vender mel natural de abelhas.
Atualmente, o mel e derivados produzidos pelo Apiário Trevejo já conquista paladares dentro e fora de Mato Grosso do Sul. Porém, o nascimento da empresa nada
tem a ver com interesse empresarial ou financeiro, mas sim com a disposição em salvar abelhinhas da morte.
Ozívio Trevejo tinha uma oficina de carros na cidade de Corguinho (MS) a cerca de 120 km de Campo Grande. Era o auge da pandemia do novo coronavírus quando um cliente relatou estar vivendo um problema. Um enxame de abelhas estava atrapalhando a empresa onde trabalhava e, por isso, acionou o Corpo de Bombeiros.
Com medo que as abelhas fossem exterminadas, Ozívio e a filha Loyara compraram roupas para o trabalho com abelhas e foram, com a cara e a coragem, sem experiência alguma, tentar resgatar os animais. Esse enxame se tornou a primeira colmeia da família que só a partir daí pensou em produzir mel e vender.
Assim nasceu o negócio Apiário Trevejo. Em princípio, o mel foi vendido para amigos que passaram a levar para outras pessoas, e assim o produto 100% puro da família começou a ser comercializado.
"É uma paixão e cada dia a gente se apaixona ainda mais pelas abelhas. Cada vez que vou ao apiário saio mais emocionado", explica Ozívio. Além de Ozívio, Loyara a mãe da família, dona Iara também se uniu ao negócio.
A história da família chamou atenção da TVMS Record e o Apiário Trevejo foi escolhido para encerrar a temporada de 2023 do quadro Ajuda Meu Negócio, do programa Balanço Geral MS. Veja vídeo abaixo:
Amor em família - "O amor (pelas abelhas) veio do pai e passou para a gente. Isso foi muito bom, pois uniu a família. Hoje, estamos juntos sempre. Antes, como trabalhávamos em ramos diferentes só nos víamos à noite. Agora não, a convivência em família é muito maior", comenta Loyara que anteriormente trabalhava em uma clínica de estética.
A demanda cresceu. Atualmente, são quase 100 colmeias (cada uma tem mais de 60 mil abelhas), e dois apiários em Corguinho e Dois Irmãos do Buriti. Eles trabalham vendendo esse mel nas feiras de Campo Grande e entregando sob encomenda para os clientes. "O sonho hoje é expandir a produção e o alcance dos produtos Trevejo", diz Ozívio.
O mel produzido pelo Apiário Trevejo é natural e de muita qualidade. A produto é 100% puro sem adição de nada e livre de agrotóxicos, o que garante um sabor diferenciado. "São várias floradas, por isso, tem mel mais claro e mais escuro como o da Aroeira, por exemplo", explica Ozívio.
O mel não industrializado é apontado como um alimento poderoso para aumentar a imunidade e regular o funcionamento do intestino, melhorar o colesterol e baixar do triglicerídeos, entre outro benefícios.
Além do mel, eles vendem os derivados como favo, propólis e pólen. Mais do que produzir e comercializar o mel, a família também divulga a importância das abelhas para o meio ambiente.
"Dependemos muito das abelhas. Elas são responsáveis pela polinização. O mundo não vive sem abelhas. Se elas fossem extintas hoje, o mundo só duraria quatro anos. A abelha foi eleita o inseto mais importante do mundo", destaca Loyara.
A família participa das feiras Mixtur na praça chamamé, no bairro Chácara Cachoeira. No terceiro domingo do mês na feira Bosque da Paz, no Carandá Bosque e no quarto sábado do mês na feira Mixturinha, na Praça do Peixe.
Mais informações ou encomendas podem ser feitas diretamente com a família pelo Whats 67- 992955410. O contato também pode ser feito pela rede social da empresa @apiariotrevejo.
Veja Também
Barbeiro da Capital faz cliente se enxergar como nunca antes e sair contente
Sorvetes da Dellato têm sabor carne, linguiça de búfalo, cerveja, queijo e muito mais
História que nasceu como um pezinho de alface vira Horta Harmonia